Jane Austen e Persuasão

João Pessoa, 30 de Julho de 2020.

Posso dizer, agora, depois de algumas tentativas frustradas, que me reconciliei com Jane Austen (rsrsrsr). Isso, porque eu tentei ler alguns dos seus escritos há algum tempo atrás e acho que comecei pela obra errada. Achei que as pessoas estavam loucas e que não entendiam muito bem o que era uma boa leitura. Não consegui conexão com o que li da grande escritora clássica de romances de época.

Mas, que bom que isso chegou ao fim!

Com a leitura de Persuasão, juntamente com meu grupo de leitura compartilhada pelo Whatsapp, chamado: Projeto Classicando, consegui ler o livro de forma muito fluida e ter até aquela sensação de que eu queria mais da história, quando finalmente chegou ao fim.

Isso, realmente, foi muito bom. Vocês não imaginam o quanto é difícil você ler uma obra clássica de um autor ou autora de renome e achar chato! Parece que você é um ET no meio literário.

Em Persuação, Jane Austen conseguiu me fazer migrar para dentro da história e acompanhar um pouco das futilidades da sociedade daquela época (Século XVIII), Inglaterra, e perceber que o tempo passa, algumas coisas modificam um pouco, mas o homem é o mesmo ser  um tanto quanto desprezível, buscando posição social, destaque e muito dinheiro pra gastar com baboseiras. Mas, também nos mostra que em todos os tempos também existe gente que preza os valores e a honra e que é preciso acreditar na força dessas virtudes para poder enxergar um mundo mais promissor.

Anne, protagonista dessa história, vai nos dando toques importantíssimos para cultivar uma boa índole e bons propósitos. O Frederick, outro protagonista, também não fica longe dessas virtudes. Os dois vão nos mostrar que bons propósitos e paciência fazem toda a diferença na vida de pessoas que pensam em vencer, sem passar por cima de ninguém!

Fiquei encantada e só posso recomendar essa história e pedir perdão a Jane Austen pelo "abuso" nas leituras passadas. Prometo reler com outro olhar.

 

Quem quiser participar de nossas leituras, junto com o Projeto Classicando, deixo aqui o contato dos administradores, Agda e João Victor. Sejam bem vindos pra ler em Agosto, outra grande obra clássica: Cristianismo Puro e Simples, do renomado C.S.Lewis, autor de outro grande clássico conhecido: As Crônicas de Nárnia.

Grande Abraço,

Drica Moreira.

© 2023 por Drica Moreira. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now