João - Cap.1 ao 5

christmas-1091266_1920.jpg

Pixabay - Tomas B.

Não é fácil recomeçar, voltar ao ritmo, voltar a sentir a necessidade de estar com alguém, estar com a pessoa mais importante da minha vida. Por isso, eu não me canso de vir aqui e  tentar de novo,  quantas vezes forem necessárias até o ponto em que eu me sentir sem ar, quando não vier buscá-lo! É assim que quero ser...

A dificuldade é fazer o espírito se aquietar dentro do corpo, vencer  outros pensamentos que não sejam relacionados  ao Encontro. Fechar os olhos ajuda; olhar para dentro de si mesma, fechar a porta "do quarto" para poder receber a visita  do Senhor no meu "quartinho bagunçado". Entregar-me por inteiro nesse diálogo de Amor. Ainda tem muito barulho ao redor, eu sei que um dia, esse barulho não vai ser capaz de me fazer não ouvir o que Ele tem a me falar, agora, muitas coisas agitam o meu ser, mas eu devo continuar com os exercícios... até conseguir.

Sl 34,16 - "O Senhor dirige os olhos para os justos, os ouvidos  aos seus clamores."

A Palavra  é Luz e é Vida.

João Batista - Testemunha da Luz - Batizava em Betânia, no  rio Jordão.

Depois do batismo Jesus  encontra Filipe e diz "Segue-me", outros vem ao seu encontro e começam a  caminhar em sua companhia, tornam--se  "pescadores de homens".

1º Milagre - Transforma água em vinho - Ainda não era a hora de manifestar sua divindade, mas obediente à sua Mãe, Maria, Jesus dá o melhor vinho (Ele sempre dá o melhor de si mesmo). Maria, entende o seu lugar, mas confia na providência do seu filho e na sua obediência (Honrar Pai e Mãe). Jesus não é um rebelde.

*Jesus expulsa do templo os que querem fazer do lugar um comércio, sem se incomodarem que ali seja uma casa de oração. Não é correto comercializar a fé, não é correto tentar vendê-la como um objeto. A f´é é um dom, um presente do Alto.

*Reconstrução do Templo do Espírito Santo. Promessa. Jesus conhece nosso interior melhor do que nós mesmos conhecemos.

*Nascer de novo, tornar-se nova criatura pela água do batismo e pelo Espírito Santo.

* A Salvação vem por meio de Cristo (quem crê não será julgado, quem não crê já está condenado). A Luz veio ao mundo,, mas o mundo não a reconheceu, por isso, está mergulhado nas trevas da ignorância. Os que praticam o mal preferem viver na escuridão, pois na escuridão eles podem tentar esconder suas más ações e enganar outros homens.

*João Batista reconhece que é menor e que o ministério de  Jesus é o que deve crescer. Ele  (João) é apenas um servo. Jesus  é o Senhor. "Ele deve crescer, eu diminuir." (Jo3, 30).

*Jesus e a Samaritana - o culto autêntico "Em espírito e de verdade." (Jo 4,23) - Não é uma formalidade, mas um culto verdadeiro que nasce do coração.

*Cura de um filho de um funcionário real - Confiança na  Palavra de Jesus (Jo 4,50) 2º Sinal - Milagre - homem enfermo há 38 anos - "Queres curar-te?" (Jo 5,6) - Os judeus começaram a perseguir Jesus porque Ele curava até em dia de sábado e por dizer que era o Filho de Deus. Na verdade, eles tinham inveja do seu poder e queriam pegá-lo em algum deslize para poder prendê-lo.

*Aquele que ouve a Cristo e crê nele, passa da morte para a vida. A partir disso, perdemos as "escamas"  que tampavam nossos olhos e enxergamos a verdade.

*Os judeus  que o interpelam estão interessados em honras humanas.

Acreditar em Deus é um desafio diário. Tantas  coisas povoam nossos pensamentos durante o dia, essas coisas competem entre si pelo tempo que deveríamos dar ao Senhor. Por isso, hoje é difícil ver pessoas dispostas a reservar tempo para refletir sobre o que Deus realiza em suas vidas (eu sou assim); é muita coisa tirando a atenção do homem do que é essencial e colocando dúvidas no que aprendemos de Jesus. Esse é o meu desafio moderno, poder dar a Deus a prioridade, entender o que Ele  pede para fazer, confiar nEle. Perder "as escamas", ser livre para aderir à Verdade e afastar-se da escuridão.

05/09/2020